Post Icon

O significado do Arrependimento

Mateus 4:17: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”,

Desde a mais tenra idade é ensinado às crianças um série de regrinhas divididas em dois grupos: o que é certo e o que é errado. Com a maturidade essas regras transformam-se em deveres que deverão ser cumpridos se quisermos viver de forma harmoniosa.

Geralmente tais deveres são impostos pela sociedade e variam de acordo com o grupo social ao qual se está inserido e, até mesmo, conforme os costumes culturais de determinada sociedade e/ou grupo. Desse modo o município cria uma série de deveres que devem ser observados por seus munícipes, o país, a escola, as empresas, entidades sociais e, até mesmo a igreja (aqui no sentido de organização), criam e fixam normas que todos, sem exceção, devem obedecer.

O versículo que introduz esse texto traz em si uma mensagem bem clara: para que sejamos inseridos no reino dos céus que se aproxima, Jesus impõe-nos um dever, uma norma: o arrependimento. Entretanto como uma pessoa pode arrepender-se se não souber o que significa arrependimento?

Essa questão é bem mais séria do que possa parecer. Dizer: “Estou arrependido” só tem realmente um sentido real se aquele que profere tal afirmação tiver plena consciência do que seja arrependimento. É comum, por exemplo, uma pessoa afirmar que está arrependido de ter feito determinada coisa, para logo em seguida cair no mesmo erro. A questão, portanto, é: todo homem deve arrepender-se dos seus pecados, mas isso de fato só ocorre quando é possível distinguir com clareza três pontos cruciais.

1º Arrependimento significa mudança de opinião em relação ao pecado

Em Jó 42:3-6, Jó confessa ter falado de coisas das quais não entendia e só depois veio perceber quão maravilhosas eram. Mas ao confessar sua ignorância, ele propõe mudar sua opinião. Ou seja, assim como Jó, nós também emitimos pensamentos, rotulamos e julgamos os desígnios do Pai sem conhecimento de causa e ao agirmos assim estamos podo em cheque a sabedoria e o amor de Deus. Deus não tem nenhuma obrigação de nos dar explicação para cada um de seus atos. Aceitação é uma questão de fé e confiança.

2º Arrependimento significa mudança de sentimento em relação pecado

Isso está bem claro em II Coríntios 7: 9-10. É comum o sentimento nosso em relação ao pecado ser apenas de indiferença. Em sendo assim, o fato de pecarmos, não vai alterar nossa vida. Porém, se somos pessoas transformadas pelo amor de Cristo duas coisas estão presentes em nossa mente: a perfeição e a santidade de Deus que, de forma alguma, combina com a imperfeição e o pecado do homem. Quando os coríntios foram repreendidos por Paulo, abateu-se sobre eles uma grande tristeza. Por quê? Pela constatação de que a indiferença deles em relação ao pecado, não condizia com a aceitação que eles tinham feito de que Jesus dirigisse suas vidas. Portanto, era necessário uma mudança de sentimento para que houvesse um verdadeiro arrependimento.

3º Arrependimento significa mudança de vontade com relação ao pecado

Na passagem descrita em Mateus 21:28-29, dois rapazes ao receberem do pai a ordem de irem trabalhar na vinha reagiram de forma diferente: O primeiro disse que não ia e acabou voltando atrás, cumprindo a ordem do pai. Em contrapartida, o segundo disse que ia e não foi. Ao voltar atrás em sua decisão, o primeiro filho mudou sua vontade. Talvez porque tenha refletido e chegado a conclusão da necessidade de cumprir o que lhe fora ordenado porque assim seria melhor, mais vantajoso para ele.

Portanto, só há de fato um verdadeiro arrependimento quando este vem acompanhado de três coisas: mudança de opinião, mudança e de sentimento e mudança de vontade. Reflitamos, pois, sobre isso no fundo de nossos corações para que possamos buscar cada vez mais a presença de Deus em nossas vidas.

1 comentários:

Geração Atos 29 disse...

Boa noite Vera!
Que a Paz de Deus que excede todo entendimento possa fazer morada na sua vida, todos os dias! Que Deus te abençoe e continue usando sua vida. Que as pessoas à sua volta possam ver Jesus em você.
Grande abraço!

Postar um comentário